1° ao 9° ano


Mais importante do que ter acesso às informações é transformá-las em conhecimentos e saber aplicá-los. Nesta fase, o objetivo da Escola Kennedy é estimular a criança à reflexão, à busca da autonomia intelectual. Para isso, utilizam-se diversas fontes de informação e o contato com diferentes realidades.

Os recursos pedagógicos, incluindo laboratórios, computadores, internet e quadra esportiva, dão suporte para ampliar a capacidade pessoal dos estudantes.

No 1º ao 9º ano da Escola Kennedy, eles aprendem que têm o dom de pensar e logo existir para o mundo.

AMBIENTE ESCOLAR

Os espaços das salas de aula são amplos, arejados, com carteiras organizadas, que permitem trabalhos em grupos e uma maior interação com os colegas e professor.

A criança é o elemento ativo no processo ensino-aprendizagem e dentro de um ambiente amplo, alegre e estimulador, ela observa, estabelece relações, organiza e reelabora conceitos, e desta forma vai construindo hipóteses e seu próprio conhecimento.

Recursos AudioVisuais

Livros, gibis, cartazes, jogos, revistas, letras do alfabeto, textos coletivos e registros de atividades desenvolvidas pelas crianças, passam a ser elementos de investigação diária, estimulando a curiosidade e levando à aprendizagem significativa.

O uso do computador e da Lousa Interativa contribui para a realização de pesquisas, apresentações de trabalhos, assim como os momentos descontraídos com sessão de  filmes.

E não poderíamos deixar de mencionar a utilização dos jogos educativos que são explorados diariamente em atividades coletivas ou individuais, sempre relacionados aos conteúdos das diversas áreas do conhecimento.

 

Atividades Permanentes

 

Visita semanal à Biblioteca Interativa - Os alunos do 1º ao 9º ano  realizam atividade semanal na biblioteca sob supervisão de seus professores. Essa atividade visa à otimização das práticas de leitura e identificação para as escolhas literárias. O professor faz uma seleção prévia dos livros adequados para a faixa etária de seus alunos, juntamente com a equipe que atende a Biblioteca, para incentivar as crianças a serem leitores assíduos e encontrarem na Literatura caminhos que abram verdadeiramente as portas da compreensão para o mundo das palavras e idéias.

 

Educação Física

Acontece semanalmente e visa vivências motoras, desenvolvimento das habilidades de movimentos específicos e globais, jogos cooperativos, noções de atividades que envolvam a qualidade de vida, além das oportunidades de resolução de problemas decorrentes da convivência. Oportuniza, concretamente, a vivência dos pilares da educação: aprender a ser, a conhecer, a fazer e aprender a conviver em sociedade.

Inglês E Espanhol

As atividades de Inglês acontecem semanalmente. O contato com o Inglês tem como ponto de partida o reconhecimento das letras,  sons do alfabeto e contato com a grafia das palavras em inglês associado-as às imagens correspondentes. Dessa forma as crianças aprendem o idioma a partir da identificação de vocabulário encontrado em seu próprio contexto. São usadas várias ferramentas como: músicas, jogos e atividades em grupo, além de atividades de registro no material do aluno que propiciam vivências e intimidade com outro idioma. A partir do 6º ano os alunos estudam os dois idiomas: Inglês e Espanhol.

Música

Essa atividade acontece semanalmente e visa propiciar situações onde a criança possa expressar-se com a voz  através de canções, trabalhar movimentos e ritmo, expressão corporal, instrumentos de manifestações culturais. O trabalho de música proporciona o desenvolvimento da sensibilidade, habilidades auditivas e melódicas, o reconhecimento e utilização da linguagem musical e a identificação de diferentes representações sonoras. Além de promover brincadeiras sonoras e musicais.

Literatura na Escola – Roda de Leitura

A literatura trabalha a sensibilidade da criança, desenvolvendo sua relação com a leitura e a escrita. É importante ler poemas de maneira a revelar o ritmo e os sons das palavras. Essa também é uma forma de auxiliar as crianças no desenvolvimento da fala e já preparar os pequenos para a alfabetização. Isso porque a relação com as palavras, se iniciada desde cedo, torna o processo de leitura algo já conhecido pelas crianças e insere o pequeno leitor no fascinante mundo da literatura. Inicialmente as crianças gostam de poesia pela sonoridade e ritmo que as mesmas apresentam, porém só isso não basta,  elas precisam do incentivo dos pais, irmãos mais velhos e dos educadores.

A leitura também se desenvolve gradualmente e é um hábito a ser adquirido, portanto podemos motivar as crianças para que elas sintam prazer em iniciar suas práticas de leitura. Práticas que devem ser apresentadas o mais cedo possível na vida da criança, através da família, dos pais e de outros que tenham um relacionamento afetivo com a criança. Esses serão os primeiros incentivadores, promovendo a aproximação com a linguagem desde o momento em que cantam para os bebês, brincam através da contação de histórias, adivinhações, rimas e expressões folclóricas, ou folheiam livros e revistas buscando figuras conhecidas e perguntando sobre seus nomes.

A Roda de Leitura de Leitura, prática realizada periodicamente pelos alunos de 1º ao 9º ano, é uma das atividades desenvolvidas na Escola Kennedy e que permite a aplicação desses importantes princípios para a formação do leitor crítico.

 

Orientação Educacional às famílias: ESCOLA DE PAIS

A Orientação Educacional é entendida como um processo dinâmico e contínuo. Está integrada em todo o currículo escolar percebendo o aluno como um ser global que deve desenvolver-se harmoniosa e equilibradamente em todos os aspectos: intelectual, físico, social, moral, estético, político, educacional, afetivo e vocacional.

O Orientador Educacional da Kennedy, é um dos profissionais que trabalha diretamente com os alunos, ajudando-os em seu desenvolvimento pessoal, ouvindo-os com paciência e atenção; em parceria com os professores, para compreender o comportamento dos educandos e agir de maneira adequada em relação a eles; com a escola, na organização e realização da proposta pedagógica; e com a família, orientando, ouvindo e dialogando com pais e responsáveis, atraindo-os para a escola a fim de que nela participem como força viva e ativa.

Entendemos que quanto melhor for a parceria entre a Escola Kennedy e as famílias, mais significativos serão os resultados na formação do aluno.  Vida familiar e vida escolar são simultâneas e complementares. Assim, cabe aos pais e à escola a preciosa tarefa de contribuir para  a formação de um cidadão pleno, participativo, atuante e consciente de seus deveres e direitos.

I SEMESTRE 2017: PROVA ANGLO BRASIL
“Tempo de brincar, tempo de aprender...”
ENSINO FUNDAMENTAL Informar e formar para a cidadania


Escola Kennedy
Rua Guarani, 427 Eunápolis - BA, 45821-500
(0xx) 73 3281-1469 / 3281-1056