Educação Infantil


Os primeiros anos de vida são fundamentais para o desenvolvimento do ser humano e, por isso, têm que ser estimulantes para a criança. Instigar a curiosidade e o gosto pela descoberta é essencial nesta fase. Com um material didático diferenciado, que trabalha diferentes linguagens – corporal, visual, plástica, oral, escrita, científica, matemática – ela aprende a ser e a conviver.

A proposta educacional da Escola Kennedy considera a criança nos seus contextos sociais, ambientais e culturais, e a coloca em contato com os mais variados conhecimentos para a construção de uma identidade autônoma. Assim, os projetos pedagógicos visam ao desenvolvimento do raciocínio, do convívio e da socialização. Jogos e brincadeiras têm a função de transmitir conceitos básicos do dia-a-dia de forma lúdica e divertida, de modo que a criança encontre um ambiente acolhedor para expressar emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades.

Na Educação Infantil da Escola Kennedy as crianças trilham os primeiros passos para desenvolver uma imagem positiva de si, atuando de forma cada vez mais independente, com confiança em suas capacidades Sabemos o quanto é delicada esta fase dos primeiros anos na história de cada pessoa. Guiar os primeiros passos de um bebê, aproveitar toda a energia de uma criança e ajudar a construir seu caráter são necessidades fundamentais na infância. Nesta fase da vida, brincar, viver e aprender são as mesmas coisas.

E para que este crescer seja constante, o ambiente deve trabalhar todos os sentidos e ajudar na formação da personalidade, como faz a Escola Kennedy. A nossa proposta pedagógica inclui uma abordagem específica para cada faixa etária. No início do processo de aprendizagem, o mais importante é incentivar o gosto pelas descobertas. É essencial que este pequeno aluno aprenda a conhecer, a fazer, a ser e a viver.

Essa abordagem é apoiada por material didático único, e trabalha diferentes tipos de linguagem: corporal, visual, oral e escrita. Ao mesmo tempo, as crianças são estimuladas a raciocinar, construir relações e socializar-se, iniciando seu ciclo de pessoa completa e preparada para a vida.

Rotina de Trabalho

Iniciamos a rotina do período da manhã/tarde ou integral com a entrada dos alunos na escola. Nesse momento conversamos com os pais a respeito do cotidiano das crianças e da sala de aula.
Os horários de entrada e a saída são mais rigorosos que os das demais atividades, pois dependem do funcionamento geral da escola e também da disponibilidade dos pais. Sempre há tolerância, mas é importante que a família os respeite para que a criança se mantenha integrada com a turma desde o início das atividades.

Já em sala, começa a “Hora da Roda de Conversa”. Todos sentam  e conversam sobre o seu dia, contando as novidades para os amigos. Depois cantam músicas para dar boas-vindas aos colegas e à professora, participam de brincadeiras de integração, organizam os calendários do dia e do tempo e atualizam os cartazes dos aniversariantes e dos ajudantes do dia. Após essa etapa, as crianças participam das atividades curriculares específicas (Linguagem, Matemática, Movimento, Natureza e Sociedade).

Lanche escolar

A escola incentiva o uso do lanche balanceado, ( frutas, suco natural, além de complementos nutritivos e saborosos como sanduíches e salgados).

O que oferecemos

A Educação Infantil da Escola Kennedy, com área destinada ao lazer e à recreação, assim como às práticas educativas, especialmente planejadas para crianças de 1 a 5 anos, reflete aspectos fundamentais para a formação da criança. As salas de aula foram especialmente projetados e mobiliados, observando as diferenças e as necessidades de cada faixa etária, e outras dependências também foram planejadas cuidadosamente para atender aos variados objetivos de ensino.

A equipe Kennedy oferece atendimento especializado na Educação Infantil em  Período regular e integral:este período é destinado ao processo ensino- aprendizagem, tendo como ferramenta a grade curricular de ensino. Atendendo do Maternal,  Educação Infantil I, II e III , sua oferta é opcional para o turno da manhã ou o da tarde.

Educação Física

Nossa concepção de Educação Física está associada à psicomotricidade, a qual valoriza o potencial humano e tem como foco o desenvolvimento harmonioso dos aspectos intelectual, físico e psíquico.

Música 

Nas aulas de Música, as crianças aprendem a ouvir e a cantar músicas de diferentes épocas e estilos. Atividades de criação, execução e apreciação musical permitem, de forma lúdica, a construção de conceitos, associando o fazer ao saber musical.

 Inglês (A partir de 3 anos)

Atividades lúdicas e significativas que interagem a criança com o novo idioma.

Literatura e Teatro

Desde cedo as crianças entram em contato com os diversos tipos de textos, ampliando gradativamente a capacidade de interpretação, desinibição, auto-confiança, expressão e criação. A proposta, apresentada de forma diversificada, é composta por textos narrativos, poesias, trava-línguas, adivinhações, parlendas, fábulas e contos de fadas.

Culinária

Nas oficinas de culinária, as crianças literalmente “põem a mão na massa” e aproveitam para descobrir a importância dos alimentos e a necessidade da higiene no seu preparo, assim como a educação dos hábitos alimentares. Enquanto preparam o lanche ou o prato especial, a Matemática se faz presente nas quantidades de ingredientes e a Linguagem, no modo de preparo.

Higiene

A higienização é frequente, com cuidados especiais, sempre respeitando orientações individuais recebidas das famílias. Nesses momentos focamos a autonomia do aluno e justificamos a importância da higiene.

Biblioteca Interativa

Semanalmente os alunos vão à biblioteca. Ouvem histórias e também escolhem livros para ler e manusear.

Atividades complementares 

Passeios e visitas. A Educação Infantil promove atividades complementares como a visita a locais e estabelecimentos cujo trabalho esteja relacionado com projetos de pesquisa desenvolvidos por cada nível e turma de alunos.

 Aniversário – Comemoração com os amigos

Toda última sexta-feira de cada mês as crianças aniversariantes trazem doces, salgados e bebidas, conforme lhes é solicitado. Para comemorar os aniversários, decora-se a sala com bexigas, arrumam-se as mesas, e todos participam cantando Parabéns a você! Por uma questão de organização, as comemorações acontecem por nível, e delas participam somente as crianças, sem os pais. Também não há troca de presentes – é uma “confraternização entre amigos”.

I SEMESTRE 2017: PROVA ANGLO BRASIL
“Tempo de brincar, tempo de aprender...”
ENSINO FUNDAMENTAL Informar e formar para a cidadania


Escola Kennedy
Rua Guarani, 427 Eunápolis - BA, 45821-500
(0xx) 73 3281-1469 / 3281-1056