Período Integral


Atividade em período diferenciado

 

A maioria dos pais modernos se preocupa em proporcionar um ambiente adequado ao desenvolvimento saudável de seus filhos, pois conhecem a importância de cuidar do emocional, afetivo, cognitivo e físico da criança.

A Escola Kennedy mostrando-se sensível a esta necessidade procura atender os pais, impossibilitados de acompanharem seus filhos, oferecendo, por meio do período diferenciado, a tranquilidade e segurança desejada pela família.

Pretendemos, enfim, que o ambiente oferecido na KENNEDY seja o mais semelhante possível ao clima de afetividade, respeito e acolhida que a criança encontra em seu lar.

Este período de permanência dos alunos na Escola é preenchido com  Esportes, Música, Produção Informatizada, oficinas de Artes, Culinária, Hora do Conto, Produção de Textos, Criação com Sucatas, Faz-de-conta e Brincadeiras Folclóricas sempre acompanhado por educadores.

A proposta privilegia uma rotina planejada e dinâmica que possibilita uma maior sociabilidade, desenvolvendo também a responsabilidade e autonomia em nossos alunos que vivenciam com alegria uma nova perspectiva do tempo de permanência na Escola.

Com uma rotina repleta de atividades diversificadas, o período diferenciado busca a conquista dos quatro pilares da Educação:

  • Aprender a conhecer;
  • Aprender a fazer;
  • Aprender a conviver
  • Aprender a ser.

Faz parte também de nossa proposta fortalecer na criança uma imagem positiva de si, descobrindo suas potencialidades de comunicação, integração social e cultural, além de oferecer oportunidades para o reconhecimento das capacidades e habilidades dos integrantes do grupo, estimulando a amizade, atitudes de respeito e convivência com a diversidade.

Refeições

Oferecemos três refeições diárias: o lanche da manhã e almoço em nosso refeitório e o lanche da tarde, que é servido em sala de aula. As refeições são balanceadas e contam com a orientação e supervisão de nutricionistas.

A alimentação da criança é um assunto muito sério. Dos 2 aos 6 anos, ela desenvolve seus sentidos, experimenta sabores e, com isso, define suas preferências. Para elaborar nossos cardápios, levamos em conta alguns fatores:

  • O balanceamento dos nutrientes;
  • A faixa etária a que se destina;
  • Variedade na alimentação.

Nesse contexto, ao servir para o aluno uma refeição, sabemos que estamos contribuindo para a formação de hábitos que vão sendo determinados ao longo da vida e que vão definir aspectos importantes como:

  • Relacionar o alimento às situações de prazer;
  • Portar-se à mesa de maneira socialmente adequada;
  • Definir uma postura de interesse e curiosidade diante da diversidade de alimentos que lhes serão apresentados ao longo da vida;
  • Respeitar seu corpo reconhecendo a necessidade de alimentar-se de maneira saudável e equilibrada;
  • Aprender, portanto, a linguagem de seu corpo e estabelecer com ele um bom sistema de comunicação.
  • As famílias recebem mensalmente o cardápio e podem entrar em contato com a coordenação pedagógica-educacional ou com as nutricionistas para dietas especiais.

 

 

Atividades Oferecidas

Durante as brincadeiras, o aluno explora a expressão da emoção, os sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades, ao utilizar-se das diferentes linguagens: corporal, musical, plástica, oral e escrita.

Cada vez mais as pesquisas sobre o desenvolvimento e a aprendizagem infantil comprovam a influência positiva da convivência em um espaço escolar rico em oportunidades e experiências para o crescimento sadio dos alunos.

No período diferenciado, o momento lúdico acontece diariamente. Para tanto, oferecemos salas ambientes e uma brinquedoteca com múltiplas opções de jogos e brinquedos, onde nossos alunos podem escolher, livremente, as atividades, explorando e conhecendo novos materiais adequados ao desenvolvimento físico e mental.

As salas ambientes se organizam em vários cantinhos como o “Cantinho da Leitura” com livros de história e almofadas, o “Cantinho do Estudo” apropriado para a realização da tarefa de casa, o “Cantinho dos Jogos” e o “Cantinho de Criação” com massa de modelar, lápis de cor, canetas hidrocor, papéis, etc.

Há também disponível para esse momento outros espaços como o pátio, o parque e a quadra coberta.

Além disso, o brincar oferece oportunidade de desenvolvimento da linguagem, do pensamento, da concentração e da atenção.

Brincando, o aluno experimenta, descobre, inventa, aprende, adquire habilidades e desenvolve seu senso de companheirismo.

No jogo, o aluno aprende a aceitar regras, esperar sua vez, aceitar o resultado, lidar com frustrações e elevar o nível de motivação.

Nas dramatizações, vive personagens diferentes, ampliando sua compreensão sobre os vários papéis e relacionamentos humanos.

As relações cognitivas e afetivas da interação lúdica propiciam amadurecimento emocional e vão, pouco a pouco, construindo a sociabilidade infantil. Brincar é indispensável à saúde física, emocional e intelectual da criança, é um momento de auto-expressão e auto-realização.

Momento de Estudo

Os alunos têm, dentro do horário diferenciado, um tempo diário garantido para seus estudos e execução de suas “tarefas de casa”, pesquisas na Internet e visita à Biblioteca. Este momento é acompanhado pela educadora responsável que os orienta para que criem hábitos e atitudes de responsabilidade, autonomia, independência e reflexão frente ao trabalho escolar e, se necessário, suprirem as dúvidas que possam surgir.

Este momento também é oferecido aos alunos da Educação Infantil sempre que têm tarefas, investigações e pesquisas na Internet.

Socialização

No período diferenciado, nossos alunos têm a oportunidade de convivência em grupos heterogêneos, sempre sob a supervisão de educadoras especializadas, que os incentivam no respeito necessário ao outro, ao ambiente e ao material, estimulando assim o desenvolvimento de sua autonomia, segurança, organização e responsabilidade. Nesse processo, a criança cresce e, quanto mais amparada e preparada para esse crescimento, mais harmônico e tranquilo ele será.

Avaliação e Fichas de Acompanhamento

A avaliação é conduzida em caráter reflexivo e processual na medida em que nos permite identificar as necessidades apresentadas pelos alunos, considerar os conhecimentos prévios que eles trazem e vivenciar o respeito pela singularidade que caracteriza cada um.

A avaliação sugere também que o educador possa tomar decisões ou executar modificações e estratégias que nos favoreçam alcançar os objetivos a que nos propomos.

Encaminharemos, aos pais, Fichas de Acompanhamento bimestrais para que possam acompanhar e incentivar o desenvolvimento de seus filhos nas atividades oferecidas. Além das Fichas de Acompanhamento, estamos disponíveis, educadores e coordenação pedagógica-educacional, para atendê-los sempre que necessário.

I SEMESTRE 2017: PROVA ANGLO BRASIL
“Tempo de brincar, tempo de aprender...”
ENSINO FUNDAMENTAL Informar e formar para a cidadania


Escola Kennedy
Rua Guarani, 427 Eunápolis - BA, 45821-500
(0xx) 73 3281-1469 / 3281-1056