Proposta Pedagógica



Preparo de um mundo melhor

 

Em todos os níveis de ensino, a Escola Kennedy tem uma proposta clara, baseada nos princípios de Seriedade, Competência, Consciência e Dedicação, que são vivenciados pelo aluno no dia-a-dia escolar.

Projetos pedagógicos consistentes e atualizados têm como fundamento desenvolver o senso crítico, a curiosidade, a criatividade, a solidariedade, o respeito, a responsabilidade e a expressão de idéias, respeitando, claro, cada faixa etária.

A Escola Kennedy acredita que tem o dom de ajudar a melhorar a vida de cada um. E de melhorar o mundo para todos.

Projetos escolares

 

 

Os projetos escolares abordam temas sugeridos pelas próprias crianças, conforme conteúdos estudados. Deles fazem parte pesquisa, confecção de murais, fantasias e exposições, sempre focando o tema proposto, além de datas comemorativas.

Proposta Educacional

O currículo da Escola Kennedy está focado no desenvolvimento de habilidades que conduzem à formação de competências básicas para cada fase. A partir do Ensino Fundamental, a seleção e a organização das habilidades partem de conceitos essenciais que, articulados, correspondem ao quadro de ênfase de cada disciplina.

  Dessa forma, é compromisso de todos os professores disponibilizarem situações reais que possibilitem aos alunos o desenvolvimento das seguintes dimensões que caracterizam sua formação integral:

a) afetividade – compreendida como a manifestação dos sentimentos humanos fundamentais à interação entre indivíduos. É o desenvolvimento de níveis emocionais geradores de uma sensibilidade que se expressa sob a forma de atitudes espontâneas e equilibradas;

b) criatividade – concebida como o desenvolvimento de inclinações intelectuais que permitem cultivar e elevar a capacidade para a descoberta e para a criação. Representa o domínio de recursos e de disposições dirigidas a buscas constantes para o novo. Corresponde ao “saber inovar”: espírito de busca e imaginação;

c) racionalidade – entendida como a compreensão de significados, de processos e de objetivos à luz da razão e da lógica. Isso requer flexibilidade e abertura para interpretar cada conquista, por meio de novas perguntas cujas respostas se diversificam em novos desafios de investigação. A racionalidade corresponde ao “saber reflexivo”: cultura baseada na razão e na lógica;

d) efetividade – compreendida como a capacidade de administrar habilidades, destrezas e informações, em sintonia com as áreas do fazer humano, alcançando os resultados desejados, dentro de um determinado período de tempo. A efetividade corresponde ao “saber fazer”: capacidade para a prática;

e) criticidade – concebida como a racionalidade e a efetividade, representa um compromisso de questionamento e valorização. É a capacidade de analisar, refletir, interrogar e avaliar para transformar a realidade. A criticidade corresponde ao “saber por quê”;

f) sentido ético – é a possibilidade de envolver a sensibilidade e a ação do indivíduo em relação aos outros, com o compromisso do desenvolvimento coletivo. O sentido ético relaciona-se à moral e aos aspectos da conduta humana, e corresponde à sensibilidade social.

 

Nossa proposta pedagógica deriva dos princípios filosóficos e educacionais que direcionam a ação educacional e que definem os pressupostos teóricos e metodológicos, a relação de conteúdos básicos, a avaliação de cada área do conhecimento para cada série e fase, atendendo às diretrizes pedagógicas definidas pelos órgãos oficiais competentes.

Competências Básicas

 

O currículo da Escola Kennedy está focado no desenvolvimento de habilidades conceituais, procedimentais e atitudinais que conduzem à formação de competências básicas para cada fase. A partir do Ensino Fundamental, a seleção e organização das habilidades de cada disciplina nas áreas de linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências da natureza, matemática e suas tecnologias; e ciências humanas e suas tecnologias parte de conceitos científicos essenciais ou conceitos estruturantes que, articulados, correspondem ao quadro de ênfase de cada disciplina.

Sistema de Ensino Anglo

Desde o início de nossas atividades sempre nos deparamos, naturalmente, com os inúmeros desafios do cotidiano escolar, vivenciamos muitas mudanças e nos adaptamos às novas exigências, continuamente.

Como todos sabem, também valorizamos a importância do planejamento e da organização eficientes, assim como a qualidade da equipe e dos recursos didático-pedagógicos que empregamos na escola.

Nossa análise sobre a eficiência do processo ensino-aprendizagem sempre foi muito criteriosa. Porém, tão importante quanto essa análise é a certeza de que precisamos ter um olhar à frente, que favoreça a manutenção dos bons resultados mas, principalmente, que potencializem o crescimento de nossos alunos, professores e colaboradores.

Portanto, alinhados com o compromisso de buscar o que mais se ajusta às premissas da educação no momento, optamos pela parceria com o Sistema Anglo de Ensino, estrategicamente posicionado como um dos melhores e mais estruturados Sistemas de Ensino da atualidade.

A soma de sua consagrada metodologia de ensino e  da reconhecida qualidade de seus materiais didáticos, às nossas experiências, história e ideais em educação será muito importante para todos: alunos, famílias, equipe e sistema de ensino.

Assim, estaremos alinhados com o que o mundo pede HOJE e, principalmente, certos de que nossos alunos estarão preparados para as demandas do AMANHÃ. Estamos muito felizes, pois sabemos que nossa parceria será forte e produtiva.

Vocês estão convidados a compartilhar desse novo momento que, certamente, será de muito sucesso!

I SEMESTRE 2017: PROVA ANGLO BRASIL
“Tempo de brincar, tempo de aprender...”
ENSINO FUNDAMENTAL Informar e formar para a cidadania


Escola Kennedy
Rua Guarani, 427 Eunápolis - BA, 45821-500
(0xx) 73 3281-1469 / 3281-1056